Com estudo de propagação sonora executado pela CLB Engenharia, é inaugurada Linha 13 da CPTM.



Foi inaugurada no último final de semana (31/03, 01/04) a Linha 13 - Jade da CPTM que conectará o maior aeroporto da América Latina ao maior sistema metroferroviário do País. Esta linha visa atender a população local assim como os viajantes que desejam acessar o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Com traçado totalmente construído em cota elevada, este cruza pontos importantes da região como a USP-Leste, Condomínio CECAP e Hotéis locais. A previsão é que sejam atendidos cerca de 120 mil usuários por dia útil. 

No primeiro mês, a Linha 13 terá operação assistida, atendendo às estações Engenheiro Goulart (conexão com Linha 12), Guarulhos-CECAP e Aeroporto-Guarulhos. A operação aumentará gradativamente o horário a partir do segundo mês de operação.

Devido à proximidade de bairros residenciais, foi desenvolvido um estudo de propagação sonora contemplando o ruído emitido pela operação das composições e incidente no entorno.  

O estudo contemplou medição de ruído em diversos pontos ao longo do traçado, assim como estudo de propagação sonora através de simulação computacional efetuada em softwares renomados. A partir deste estudo, foram identificados os trechos onde haveria impacto sonoro e elaborado projeto acústico contemplando as medidas necessárias. 

Todas as etapas foram desenvolvidas pela CLB Engenharia, se utilizando das melhores práticas em engenharia e equipamentos de última geração. Tal trabalho fora reconhecido pela AEAMESP como finalista do 4° Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANTPTrilhos-CBTU na Categoria 2 no ano de 2017.