Mapa de ruído de São Paulo é lançado durante festividades da INAD 2018.



No meio do caldeirão sonoro da Avenida Paulista, junto ao Edifício da FIESP, ocorreram as festividades do INAD 2018: Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído no dia 25/04/2018.  Evento promovido pela Associação ProAcústica, reuniu atividades para conscientizar e alertar a população sobre os prejuízos da poluição sonora. 

Exibido na fachada da Fiesp através de LEDs, o DeciBeto, personagem fictício de orelhas avantajadas, demonstrou seu contentamento com o silêncio e sua perturbação com o barulho de maneira interativa com a dinâmica da Avenida Paulista.

Também fora promovido o Manifesto do Silêncio, ocorrido entre as 14h25 e 14h26, simultâneo a outros países que também comemoram a data.

No entanto, o ponto alto do evento foi o lançamento do Mapa de Ruído de São Paulo através do Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, elaborado pelo grupo de trabalho GT Mapa de Ruído, do Comitê Acústica Ambiental. Neste trabalho, fora mapeada uma área piloto através de medições sonoras efetuadas por uma série de empresas, dentre elas a Acoustic Control com auxílio direto da CLB Engenharia.

Os primeiros resultados deste mapa de ruído já podem ser observados no site oficial, expondo a realidade do panorama sonoro na cidade de São Paulo e sua comparação com a legislação municipal.

Atualmente a poluição sonora é o segundo maior agente poluidor ambiental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS.


#chegadebarulho